FAQ

Um post com as respostas pra todas as suas perguntas!

Preciso saber Japonês pra jogar?
Não. Você só precisa saber ler o hiragana. Caso não saiba, também é simples de aprender – você consegue com um pouco de força de vontade. Temos membros que não sabiam nada e já conseguiam jogar normalmente em menos de uma semana.

Onde encontro os cem poemas?
Temos todos aqui!

Eu até sei um pouco de japonês, mas não entendo nada dos poemas…
Normal. Os poemas são escritos em japonês antigo e eram tomadas algumas liberdades devido à limitação das sílabas da “métrica” do tanka, por isso muitas vezes nem os próprios japoneses conseguem entendê-los perfeitamente. Tanto é que existem livros e mais livros com explicações minuciosas de cada poema, muitas vezes levando em consideração costumes da época ou o contexto do autor na sociedade quando ele foi escrito.

Mas como vocês memorizam cem poemas? É impossível!
Não é! E outra, você não precisa memorizar os poemas inteiros. Basta saber as sílabas que diferenciam um poema do outro (o que chamamos de kimariji) e o início da segunda parte do poema. Você pode checar tudo isso no Manual de Kyougi Karuta. É necessário estudar sozinho sim, mas dá pra absorver muita coisa enquanto se joga. Quanto mais você escuta, mais fácil memoriza. Há também baralhos para iniciantes que mostram o kimariji em vermelho na torifuda, o que torna o jogo muito mais rápido e divertido mesmo pra quem está começando.

Onde encontro traduções dos cem poemas?
Há algumas traduções em inglês disponíveis online (recomendamos a deste blog aqui) e uma outra versão está disponível no aplicativo Wasuramoti. Não temos conhecimento de uma tradução completa dos cem poemas em Português; estamos tentando trabalhar em uma aos poucos, mas como os poemas são escritos em japonês antigo, está sendo complicado. Traduzir do inglês seria uma opção, mas estamos tentando direto do japonês pra ser o mais fiel possível ao original, visto que cada tradução carrega muito da interpretação de quem traduziu. Começaremos a postar sobre os cem poemas aqui no blog assim que possível.

Como faço pra conseguir um baralho?
Infelizmente, não encontramos os baralhos à venda no Brasil. Você pode ler sobre isso aqui, e também montamos um passo-a-passo de como fazer suas próprias cartas aqui.

Onde eu consigo o áudio dos cem poemas?
Nós usamos o aplicativo Wasuramoti, disponível para Android, e você pode ler um post sobre ele aqui. Também existem vários CDs disponíveis que você pode comprar online em lojas japonesas ou no eBay, mas eles são meio caros.

Qual a maneira certa de ler os poemas numa partida?
Há uma certa técnica para a leitura – ritmo entre os versos, entonação, intervalos, etc. – fora o japonês antigo que usa letras que hoje não são mais usadas e/ou escreve coisas de maneira ligeiramente diferente. Você pode ler algumas dicas sobre a pronúncia no próprio post do karuta colorido, mas aconselhamos ouvir bastante o Wasuramoti pra pegar o ritmo da coisa. Não se preocupe com os kanjis nas yomifudas, na maioria dos baralhos há uma transcrição em hiragana ao lado deles.

Onde consigo assistir o anime de Chihayafuru?
As duas temporadas do anime estão disponíveis com legendas em Português no Crunchyroll – você pode assistir mesmo sem ser assinante – e, se quiser baixar, alguns fansubbers lançaram também. Em outubro de 2019 começa a terceira temporada!

Onde posso ler o mangá de Chihayafuru?
As duas temporadas do anime cobrem até parte do volume 17 do mangá, que atualmente está no volume 29 no Japão. Traduções em inglês podem ser facilmente encontradas online, e em português você pode ler aqui. 🙂
O mangá está também sendo lançado digitalmente em inglês. E se você lê japonês, dá pra comprar os volumes originais online no CD Japan ou Amazon, ou ainda encomendar em livrarias da Liberdade.

Quando acontecem as disputas de Meijin e Queen? Onde posso assistir?
As disputas ocorrem uma vez por ano, em Janeiro. Elas passam ao vivo no NicoNico (um serviço de streaming japonês), mas ficam indisponíveis depois de um tempo. No entanto, uns compactos sempre acabam aparecendo no Youtube. Basta procurar “競技かるた 名人戦” ou “競技かるた クイーン戦”. As últimas partidas estão aqui.

Quero jogar karuta mas não sou de São Paulo! 😦
Mande seu nome, idade, cidade e horários que você tem disponível pro nosso email (que está escrito ali no menu lateral)! Aí te avisamos caso alguém da sua cidade esteja interessado também. Vocês podem se conhecer e quem sabe começar um grupo!


Tem alguma pergunta que não foi respondida aqui? Sinta-se à vontade pra comentar ou nos mandar um e-mail, assim vamos complementando o post! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s