Memorizando as cartas

Começar a jogar karuta sem ter ninguém para te ensinar é um desafio e tanto. Diferentemente do Japão, onde existem várias sociedades, aqui no Brasil é quase impossível achar alguém que manje do jogo, então… nada de Harada-sensei pra nós. XD

Esta que vos escreve entrou para o Meguriai quando o grupo tinha apenas alguns meses de vida, e mesmo os fundadores ainda não sabiam jogar direito (embora já jogassem bem!). Cada um estava “decorando” as cartas de um jeito diferente, e lembro que quando comecei a tentar memorizar os poemas, a vontade de desistir foi grande. Aos poucos fomos investigando para descobrir qual o melhor caminho a seguir, e agora vamos tentar passar esse conhecimento adiante. O Meguriai acabou de ganhar novos membros, e estamos ouvindo muito a frase “Mas eu nunca vou aprender!”, então é hora de arregaçar as mangas e escrever um pouco sobre isso aqui no blog.

O quê? Tem que decorar tudo isso?!

O quê? Tem que decorar tudo isso?!

Foi na tentativa e erro que percebemos o que dava certo pra gente. Algumas coisas funcionam mais para umas pessoas e menos para outras, mas no geral acabamos adotando o seguinte método:

  1. Aprender/revisar o hiragana;
  2. Memorizar os kimarijis (sílabas decisivas, “nomes” das cartas);
  3. Saber quantas cartas há em cada “família” (por exemplo, na família do いhá 3 cartas, na da な há 8, e assim por diante);
  4. Se a “família” for muito grande, dividir em duplas ou trios, de maneira a não esquecer de nenhuma carta;
  5. Jogar a princípio com apenas 20 cartas por vez (usamos a divisão do karuta colorido) para absorver aos poucos toda a informação. Tudo de uma vez não dá certo!

Feito isso, chega a parte mais divertida (ou não) que é “decorar” a segunda parte dos poemas, ou seja, qual carta efetivamente combina com cada kimariji lido. Imagine que o kimariji é o nome, e a torifuda é o rosto do seu amigo. O objetivo é olhar para uma torifuda e saber o kimariji dela, do mesmo jeito que você sabe o nome de um amigo só de olhar para o rosto dele. Essa analogia (que foi feita também na história de Chihayafuru) funciona muito bem; imagine que você conheça 100 pessoas num mesmo dia, será impossível lembrar do nome de todas elas. Se conhecer 20, ainda é meio difícil… mas ao conviver com elas por algum tempo, você acaba lembrando, ainda que inconscientemente. Conforme o tempo passa você vai acumulando informações, e lembrar das torifudas torna-se algo natural. Agora claro, se você largar por um tempo, vai acabar esquecendo (assim como você esquece dos nomes daqueles amigos com quem não fala há anos). Por isso é importante a prática constante, ouvindo o áudio, lendo os poemas, e é claro, jogando! Jogar é a forma mais fácil de aprender.

cap-partida

Saber identificar cada carta e conseguir dividi-las em grupos é essencial para pegá-las rapidamente durante as partidas.

Voltando um pouco às torifudas, pra quem nunca teve contato elas podem parecer a princípio um monte de rabiscos iguais (do mesmo jeito que todas as pessoas têm dois olhos, um nariz e uma boca), mas na verdade cada uma tem suas peculiaridades (um nariz comprido, cabelo colorido, óculos grandes…) que a diferencia das demais. Com a ajuda do manual de karuta competitivo (que você acha na nossa aba de downloads) e da nossa própria experiência, o que vamos fazer nessa série de posts é “dissecar” aos poucos cada uma das torifudas, de maneira que fique mais fácil reconhecer cada uma delas.

Para ver as nossas dicas, basta seguir os links abaixo (em construção):

Esperamos que elas sejam úteis, e lembrando: o importante é criar uma relação, um vínculo com cada carta, algo que vá fazer com que você lembre dela. Pode ser que algumas das nossas dicas não funcionem pra você, aí o jeito é pôr a mão na massa e fazer suas próprias relações… não importa o quão bobo seja, se for te ajudar a lembrar do nome da carta, tá valendo! Boa sorte!! 🙂

Anúncios

8 comentários sobre “Memorizando as cartas

  1. Pingback: [DICAS] むすめふさほせ | Meguriai Kai

  2. Pingback: [DICAS] Famílias de 2 cartas (うつしもゆ) | Meguriai Kai

  3. Pingback: [DICAS] Famílias de 3 cartas (いちひき) | Meguriai Kai

  4. Pingback: [DICAS] Famílias de 4 cartas (はやよか) | Meguriai Kai

  5. Pingback: [DICAS] Família de 5 cartas (み) | Meguriai Kai

  6. Pingback: [DICAS] Famílias de 6 cartas (たこ) | Meguriai Kai

  7. Pingback: [DICAS] Famílias de 7 cartas (おわ) | Meguriai Kai

  8. Pingback: “A Ordem” | Meguriai Karuta Kai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s