Tudo sobre a visita da Mutsumi!

Hoje faz uma semana que conhecemos a Mutsumi pessoalmente, e sinceramente ainda não caiu nossa ficha depois de tudo que aconteceu! Aprendemos muitas coisas, participamos de nosso primeiro “campeonato” de karuta, jogamos pela primeira vez com baralhos oficiais e contra pessoas que não aprenderam karuta junto com a gente, conhecemos gente nova que se interessa por karuta… foi incrível!

Aqui neste post vai um apanhado rápido de tudo que aconteceu! No final, não deixe de conferir links de artigos e outras repercussões sobre o evento (saiu em jornais japoneses, minha gente!).

Agradecimentos especiais à querida Mutsumi Stone, ao Eric e ao Tony (os membros do Inishie Karuta Kai de Washington DC que também estavam presentes), à Fundação Japão (que tornou tudo isso possível), à Osaka-Naniwa Kenjinkai e Kagawa Kenjinkai (por ceder o espaço para o evento e nossos treinos), a todo mundo que compareceu, e é claro, a todos os membros que fazem parte desse grupo incrível!

IMG_7666

Membros do Meguriai, Mutsumi, Tony e Eric – 16/01/2016


  • Os preparativos

Passamos semanas nos comunicando com a Fundação Japão e com a própria Mutsumi por e-mail, acertando tudo que aconteceria no dia do evento e ajudando a traduzir apresentações de Power Point e panfletos que seriam distribuídos ao público. Também corremos contra o tempo para terminar de produzir nossas primeiras camisetas do Meguriai. Estávamos bastante nervosos e ansiosos, mas ainda bem que deu tudo certo!

No dia do evento, chegamos mais cedo ao local e ajudamos a arrumar as mesas, cadeiras e tatamis. Depois almoçamos (bentôs deliciosos fornecidos pela Fundação) e recebemos Mutsumi, Eric e Tony, que chegaram MUITO mais cedo do que esperávamos. Até ficamos afobados porque não tínhamos terminado de preparar os presentes: demos canecas da cidade de São Paulo e doces típicos brasileiros para cada um deles. Ainda fizemos um cartão para a Mutsumi com uma foto do nosso grupo, e todo mundo assinou a mensagem que dizia “Muito obrigado por ter vindo”!

Mutsumi, Eric e Tony prepararam uma exposição de coisas relacionadas ao karuta em mesas logo na entrada do salão, incluindo mangás, livros antigos, reportagens, baralhos de diversos tipos e até as conchas do jogo de Kai-ooi (Kai-awase). Tinha tanta coisa que foi impossível não surtar!

Detalhe para as folhas do calendário de Chihayafuru que penduramos por todo o salão, e que depois a Mutsumi deu para os membros do Kai. ;_;

Ela também deu três baralhos oficiais pro Kai. Quase choramos de tanta felicidade!!

Eric e Tony, já devidamente em seus hakamas, juntaram dois tatamis e prepararam o campo pro jogo de demonstração que fariam durante a palestra. Trocamos uma ideia e conversamos um pouco sobre posicionamento, cartas favoritas, há quanto tempo cada um deles joga… 🙂


  • Sábado (16/01) – Palestra, Workshop e Campeonato em Osaka-Naniwa Kenjinkai

Logo na entrada, nosso grupo já ficou a postos para receber o público, que se interessou bastante em manusear os itens que a Mutsumi deixou expostos. Os membros explicaram um pouco sobre o karuta e sobre os itens. Durante a palestra, conforme a Mutsumi explicava, alguns dos itens foram sendo passados de mão em mão para que pudessem ser observados mais de perto.

Na palestra, a Mutsumi falou um pouco sobre o Hyakunin Isshu, sobre a história do karuta e como ele se desenvolveu até chegar ao que é hoje, sobre os poemas e kimarijis, e um pouco sobre as regras do jogo. Foi muito interessante e enriquecedor até para os membros, que não tinham tido acesso a todas essas informações tão detalhadamente antes. Também passou um trechinho do primeiro episódio de Chihayafuru e o trailer do filme que está pra sair. Durante toda a palestra, um intérprete da Fundação traduziu as explicações da Mutsumi, que foram todas em japonês.

Num dado momento, Mutsumi fez a leitura e Eric e Tony jogaram numa demonstração para o público. Tulio foi o intermediário, explicando a dinâmica do jogo e tudo que estava acontecendo. Sempre bom ver o público surpreso com a rapidez dos jogadores e ajudando a pegar as cartas que voavam mais longe.

Depois começou o workshop propriamente dito. Os participantes se dividiram em algumas mesas para jogar uma partida de Chirashi, Mutsumi fazendo a leitura e os membros do Meguriai espalhados para ajudar na explicação e tirar todas as dúvidas. A essa altura estávamos todos surtando com a leitura da Mutsumi, que é muito perfeita ;__;.

E então finalmente aprendemos a jogar Bouzu Mekuri, ou como apelidamos carinhosamente, Pega-Monge. É o jogo que se joga com as yomifudas e não é necessário saber ler hiragana pra jogar, pois olha-se apenas as figuras dos poetas. Vamos preparar um post com as regras aqui pro blog em breve!

O vencedor de cada mesa ganhou um certificado e um presentinho da Mutsumi! Muito amor!! ❤

E então, chegou a hora que mais esperávamos, o mini-campeonato de karuta competitivo!!

Os membros, Eric e Tony foram divididos em duplas de acordo com o nível aproximado de cada um, e nos preparamos para jogar. Foi a primeira vez que tivemos pessoas para jogar tantos jogos simultaneamente, e como o espaço era bem amplo, as cartas voavam para longe com muita facilidade. Os baralhos oficiais são muito melhores de jogar, alguns membros que acham muito difícil de varrer as cartas conseguiram com mais facilidade. Mutsumi pediu silêncio durante o tempo de memorização e durante a partida, e aprendemos coisas como quem deve levantar a mão, quem deve arrumar as cartas quando as mesmas ficam bagunçadas… chega de camaradagem!

E nossa, como foi difícil um jogo inteiro sem conversar! Nos encontros do kai, sempre trocamos uma ideia enquanto estamos jogando, tiramos dúvidas, discutimos bastante. Mas no evento, foi uma atmosfera muito mais séria. Inclusive, se havia muito barulho por parte do público, Mutsumi parava de ler na hora e esperava que o silêncio voltasse. Foi muito emocionante!!

(Muito obrigada Kelly por ficar com a minha câmera e tirar as fotos enquanto a gente jogava!! <3)

Durante a primeira partida, ela fez algumas pausas e foi explicando para o público o que estava acontecendo no jogo, os motivos de algumas pessoas fazerem falta em cartas mortas, e outros pormenores.

Mutsumi então disse algumas palavras para encerrar o evento. Ela disse que estava surpresa com o nosso nível, que era impressionante que gente que nunca foi ao Japão para participar de campeonatos lá jogasse desse jeito. Segundo ela, se recebêssemos a visita de alguém da Associação de Karuta japonesa, alguns dos membros seriam capazes de pegar shodan (o primeiro nível, correspondente à classe C) mesmo sem ir ao Japão e participar de torneios oficiais. Infelizmente, o Brasil é muito longe do Japão e nossa situação econômica não anda muito favorável, mas ela nos deu a esperança de que um dia possamos ir e participar de algum campeonato. Disse que somos muito mais fortes do que o pessoal dos EUA e que estamos pau a pau com o povo da França. E agora já está mexendo os pauzinhos no Facebook pra trazer mais gente pra cá pra jogar conosco!!

Claro que ficamos muito felizes, pois não esperávamos uma avaliação tão positiva dela. Isso deu ao grupo mais vontade ainda de continuar praticando e crescendo!

DSC00661

A segunda partida foi MUITO além do horário e depois da festinha de confraternização, na qual muita gente do público veio falar conosco, querendo saber mais sobre o jogo. Os meninos americanos piraram no brigadeiro e a Mutsumi tirou foto do rótulo do guaraná, hahaha. Todos que conseguiram duas vitórias ganharam um certificado e um presente, e aqueles com uma vitória ganharam um prêmio de consolação. 🙂

Resumindo, foi um dia muito, muito legal!!!


  • Domingo (17/01) – Palestra e Workshop na Fundação Japão

Eu não estive presente no evento de domingo, que foi na própria Fundação Japão. Então, fica aqui o relato que o Tulio escreveu no Facebook:

O segundo dia com a Mutsumi consistiu em dois workshops na Fundação Japão: um para alunos e outro para professores de todos os lugares.

É realmente muito motivador ver tanta gente curiosa e interessada pelo karuta. Pudemos conversar bastante com as pessoas e elas adoraram essa parte da cultura japonesa. Muitos graças a Chihayafuru, outros graças a um espírito amante das artes. A história da evolução do karuta (desde conchas até o formato competitivo atual) foi digna de muita observação e surpresa por partes daqueles que assistiam.

Também foi organizado um mini karuta competitivo entre os vencedores dos jogos anteriores do workshop, com quatro cartas pra cada um.

Os professores mostraram demasiado interesse, fazendo muitas perguntas sobre a mecânica do jogo e a influência dele no aprendizado. Como a palestra para os professores foi em japonês, acabei não entendendo muita coisa mas parece que a Mutsumi conseguiu convencê-los de que era um ótimo instrumento lúdico que continha uma história maravilhosa dentro dele e isso por si só já era digno de admiração.

Acabamos reconhecendo muitas pessoas queridas e fazendo novas amizades!!

(Parece que neste dia o pessoal foi almoçar num restaurante de comida mineira. :9)


  • Segunda (18/01) – Tarde de treino em Kagawa Kenjinkai

Na segunda, o plano era encontrar Mutsumi, Eric e Tony às 3 da tarde para algumas partidas, pois eles visitariam uma escola japonesa na zona leste da cidade na parte da manhã. No fim, eles acabaram chegando mais cedo que o esperado, e todos os membros do Kai saíram voando de casa ou do trabalho.

Nos encontramos em Kagawa e finalmente deu pra falar com a Mutsumi com mais calma. Ela é um amor de pessoa. Tirou todas as nossas dúvidas, nos explicou muitas coisas em detalhes, e ainda jogou partidas com dois dos membros.

Como era de se esperar, ela ganhou as partidas que jogou, mas ficamos felizes porque ela disse que foi um ótimo treino e que quer voltar pra jogar novamente, pois nos EUA não tem ninguém com quem ela possa jogar (lol). Deu dicas de posicionamento e falou quais eram os pontos fracos dos membros que jogaram contra ela. Só de observar já deu pra aprender bastante coisa.

Deixou também vários presentes conosco: adesivos, chocolates e outros dois baralhos oficiais. *__*

No final, tivemos que comer o açaí correndo, porque já estava na hora dos três irem para o aeroporto. Mas é fato que eles gostaram muito da viagem e pretendem repetir a dose algum dia! 🙂 Os meninos americanos, que não ganharam nenhuma partida, querem revanche XD

fichas

Fichas iguais às dos campeonatos de verdade! *_*


  • Repercussão

Para nossa surpresa, as inscrições esgotaram no dia anterior ao evento. Estávamos muito inseguros quanto ao público, mas as 50 vagas foram preenchidas e todo mundo pareceu se interessar bastante! Ficamos sabendo depois que a Fundação havia colocado anúncios sobre o evento no Nikkey Shimbun e no São Paulo Shimbun, que são dois jornais direcionados à colônia japonesa vendidos na região da Liberdade, bairro japonês da cidade. Havia jornalistas no dia do evento e reportagens foram publicadas posteriormente.

A do Nikkey Shimbun está aqui! E a do São Paulo Shimbun foi super completa. A versão online está aqui, com mais informações aqui e aqui. Quem sabe um dia conseguimos traduzir na íntegra… XD

Alguns dias depois do seu retorno aos EUA, a Mutsumi postou um vídeo com as fotos da viagem. (Atenção para os surtos com comes e bebes no final… XD)

E como se tudo isso não bastasse, a autora de Chihayafuru leu sobre o evento e comentou no Twitter:

suetsugu-twitter

“No… no Brasil? Uwah ;_;”

Foi um surto generalizado entre os membros quando ficamos sabendo disso. XD


Agora que passou, estamos tentando colocar em prática tudo que aprendemos com a Mutsumi para melhorar nossas técnicas no karuta e ensinar mais gente. Já recebemos quatro visitas novas na reunião desta semana, e é maravilhoso ver como o grupo está crescendo cada vez mais. O evento com certeza foi um grande marco para a divulgação do esporte aqui no Brasil, e esperamos que cada vez mais gente se interesse!

Foi maravilhoso também receber mensagem do pessoal da Fundação e da própria Mutsumi, dizendo que adoraram o evento e que com certeza foi um sucesso. Que bom que não foi só a gente que curtiu! 🙂

Em breve pretendemos divulgar alguns dos vídeos que fizemos durante esses três dias, então fiquem ligados!!

Novamente, agradecemos a todos os envolvidos! Já deu pra perceber que 2016 será um grande ano para o Meguriai! 🙂

20160118_184119

#abraçocoletivo

Anúncios

3 comentários sobre “Tudo sobre a visita da Mutsumi!

  1. Pingback: Karuta in Sao Paulo | DC Inishie KARUTA CLUB             DCいにしへかるた会

  2. Pingback: Um pulinho no Japão pra jogar cartinha! | Meguriai Karuta Kai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s