Áudio dos poemas

Como normalmente é muito difícil ter alguém para ser o leitor, no Japão são vendidos CDs com o leitor oficial que ajuda bastante na prática. Só que a importação desses CDs é meio inviável por causa do preço, então a melhor solução (e mais barata, porque o download é grátis) são os aplicativos para Android e Apple. Nós usamos o aplicativo mais comum para os jogos, que possui o áudio com o leitor oficial, o Wasuramoti, que basicamente supre todas as necessidades de quem quer aprender a jogar karuta. Para quem tem iPhone ou produtos Apple, nada tema, porque mais abaixo vamos falar sobre alguns aplicativos que substituem o wasuramoti.

Quem acaba de baixá-lo pode ficar meio perdido com os botões, pra que cada um serve e também como configurá-lo, então vamos tentar explicar um pouco mais sobre cada uma das funções que o acompanha.

No canto superior direiro, na imagem das ferramentas, é o menu para controlar as configurações. Há as opções: shuffle, move, timer, quick config, e advanced config.

Shuffle: essa opção é para recomeçar a aparição dos poemas, embaralhando as cartas aleatoriamente e recomeçando a contagem. Se estiver no modo competitivo, mesmo que já no poema 50 por exemplo, o shuffle recomeça em um poema aleatório.

Move: essa opção é útil caso perca um poema anterior ou queira voltar alguns poemas atrás para relembrar algo. “Previous” volta um poema atrás, “next” vai direto para o próximo, “-10” volta 10 poemas e “+10” adianta 10 poemas.

Timer: Coloca um tempo tanto para a pessoa que está jogando quanto para o wasuramoti. O aplicativo não para quando o tempo acaba, é mais para ter um cronômetro para controle próprio.

Quick configuration: Possui as seguintes opções:

Hide poem text é util em uma partida competitiva, pois esconde os poemas para caso algum dos jogadores olhe para o celular.

Já o full text poem mostra em qual poema está, sendo útil para estudar/decorar os poemas podendo vê-los na tela.

A fuda nagashi mostra qual a aparência desse poema na torifuda. É importante essa opção para poder reconhecer a carta mais rápido.

Only 1st half é uma configuração para o áudio. Ao invés de falar o poema inteiro, todos os 5 versos, fala apenas a primeira parte, com 3 versos. É útil para fixar as partes úteis do poema, pois será você quem terá que completar a segunda parte.

Translation abre a parte de tradução automática do wasuramoti. Não são traduções extra oficiais e antes da atual versão atualizada havia poemas que não estavam traduzidos, porém é de grande ajuda para entender o significado geral de cada poema.

Change intented use é o botão mais usado da quick configuration, pois pode mudar para o modo competitivo, onde só há áudio dos poemas, sem mostrá-los escritos; para o modo ‘just for fun’, para ouvir o áudio com o texto, podendo ver a torifuda, tradução, e opções de esconder a segunda parte do poema e também o autor; ou para o modo “study 100 poems” há a função “memorizar”. À medida que vai aprendendo os poemas e decorando os kimari-jis, é só clicar na opção memorized que o poema é “escondido”, deixando à mostra nesse modo somente os poemas que ainda precisa estudar e memorizar.

Advanced configuration: É onde tem as configurações mais gerais. Pode mudar o tamanho da letra, tirar o modo memorizador, colocar ou tirar karafudas, aumentar o volume, configurar os poemas em ordem aleatória ou ordem numérica, e se quer que coloque ou não o poema inicial (o poema “naniwa zuni sakuya kono hana…”), que é chamado de Joka.

Uma das configurações mais importantes desse modo é “set of poem”. Pode configurar se quer ouvir todos os 100 poemas para uma partida de karuta competitivo normal, ou apenas cartas com 3 sílabas, por exemplo. Já vem com algumas listas dos baralhos por cor, mas você pode criar uma com as cartas que quiser. Clicando em “new” podemos editar uma nova lista de quais poemas irão tocar. No canto inferior esquerdo terá a opção “list”, que vai aparecer todos os poemas do Hyakunin. Lá você pode escolher quais quer, clicar em ok e pronto, sua lista será criada! Para voltar à outra lista dos 100 poemas é só clicar na opção do “All poem”.

Outra opção, é digitar por si mesmo os poemas que você quer que contenham na lista. O wasumorati reconhece grupos de poema, então ao digitar “i” os três poemas que contem “i” serão adicionados automaticamente (imako, imaha e ini).

IMG-20150804-WA0024

Apenas adicionar o “i” adiciona três poemas para a lista

Quanto aos produtos Apple, não há um com o áudio oficial como esse do wasuramoti. Mas há alguns que dá para suprir essa falta. Recomendamos 2 aplicativos muito bons:

Para encontrar o programa procure por “Hyaku” na AppStore.

Esse aplicativo é apenas para áudio, e dá para ficar viciado no jeito que a voz dessa mulher canta os poemas!

“vsKaruta” é encontrado apenas na AppStore.

Esse aplicativo não possui o áudio direcionado para karuta competitivo, porém há mais funções que o wasuramoti. Você pode configurar quantas cartas quer e jogar contra o computador! E há diferentes níveis de personagens para ganhar. Além disso, há uma lista completa dos kimari-jis e dos poemas, é super didático e ajuda muito.

Nas configurações pode escolher até 50 cartas para serem tocadas no modo “auto speaking”, porém não dá para colocar as 100 cartas. O jogo ficaria desfalcado, por isso não recomendamos, porém se o jogo for somente com os baralhos coloridos pode dar certo! 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Áudio dos poemas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s