Otetsukis

Otetsukis (お手付き, おてつき) são as faltas que podem ser cometidas ao longo do jogo. Como penalidade, o adversário deve passar uma carta para o outro. O jogador que fez a otetsuki termina com uma carta a mais e o adversário com uma carta a menos.

Além de o adversário diminuir em 1 o número de cartas dele se vocês fizer otetsuki, é necessário redecorar o novo posicionamento dessa carta.

Podem acontecer em 3 ocasiões:

1) Tocar em qualquer carta no território errado.

otetsuki1

A carta em vermelho representa a carta lida, e a mão, onde o jogador achou que estava a carta. Como penalidade, o adversário deve passar uma carta.

Quando uma carta é lida, ela pode: estar no seu território; estar no território do oponente; ou não estar em jogo. Se a carta lida estiver em jogo, ela estará em um dos territórios, que é o território correto. Tocar em qualquer carta nesse território é válido, porém se tocar no território onde a carta não está, é considerado otetsuki e a penalidade é receber 1 carta do oponente. Caso você toque no território errado e mesmo assim consiga pegar a carta no território certo depois, ainda assim a sua falta é considerada e a penalidade é igual. Da mesma maneira, tocar em cartas dos dois territórios ao mesmo tempo (por exemplo, nas fileiras de cima) é considerado falta, mesmo que você pegue a carta certa.

 


2) Tocar em qualquer carta quando é lida uma karafuda.

otetsuki2

Não há carta em vermelho, o que representa que nenhuma carta foi lida, mas mesmo assim o jogador tocou no campo de jogo.

A carta lida não estava em nenhum dos campos (era uma carta morta). Quando isso acontece, não se deve tocar no campo de jogo. Se tocar em qualquer carta, será considerado otetsuki. Caso você toque nos dois territórios, aí é considerada uma dupla falta (veja a seguir).

 

 


3) Tocar em qualquer carta no território do oponente, sendo que a certa estava no seu território, e o adversário a pegou, é considerado dupla falta (ダブル, daburu, que vem do inglês “double”).

otetsuki3

O 1º jogador além de tocar no território errado, deixou que o adversário pegasse uma carta em seu território. Receberá 2 cartas como penalidade.

O seu oponente enviará duas cartas: uma carta será enviada por ter pego uma carta no território do adversário, e outra por causa da falta que o adversário cometeu. No final, o jogador que fez a otetsuki terá aumentado em apenas 1 seu número de cartas, porém seu adversário terá diminuído em 2.

A dupla falta também ocorre caso a carta lida seja uma carta morta e um dos jogadores tocar nos dois territórios. Neste caso, ele recebe duas cartas como penalidade.
 


* Lembrando que: tocar na carta errada, sendo que a carta certa estava no mesmo território que você tocou, não é otetsuki. Desde que a carta lida esteja no campo certo, pode-se tocar em todas as cartas deste campo.

Isso permite criar várias táticas de jogo. Por exemplo, se o jogador ficar com as cartas “mikaki” e “mikano”, pode colocá-las na mesma linha horizontal e bater nas duas dessa forma, ao ouvir apenas o “mika”.

* No caso de os dois jogadores cometerem falta na mesma jogada, a falta é desconsiderada e nenhum passa carta pro adversário. Isso se chama tomo-otetsuki (共おてつき) ou simplesmente tomo-ote, que quer dizer “falta de ambos”.

Um comentário sobre “Otetsukis

  1. Pingback: Como jogar karuta competitivo? | Meguriai Kai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s